Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos

| GOVMS / LGOMES


A parceria de sucesso entre o Governo do Estado e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) viabilizou a construção do novo Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar, que vai atender alunos da rede estadual e atletas paralímpicos. Esta obra foi possível devido ao projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade', que conta com a mão de obra de detentos para reformas de unidades de ensino.

O novo Centro de Esportes será na antigamente a Escola Riachuelo, que atendia alunos dos bairros Cabreúva, Vila Planalto e Amambai, em Campo Grande. Ela foi desativada no ano de 2019. Para viabilizar o espaço foi investido R$ 680 mil.

A revitalização conta com dois anda andares do prédio, pátio, estacionamento com cobertura, muros e quadra poliesportiva. Houve reestruturação completa da rede elétrica e de ar condicionado, instalação da iluminação com a troca das lâmpadas e tomadas, instalação de 70 ventiladores de teto e serviços de jardinagem.

“Mato Grosso do Sul e Campo Grande não tinha um centro de referência com esta finalidade. A antiga Escola Riachuelo foi transformada por meio desta parceria do Governo com o Tribunal de Justiça. É um equipamento que vai servir toda sociedade como referência ao paradesporto e aos jovens no contraturno, na preparação desde o esporte de base ao alto rendimento', afirmou o governador Eduardo Riedel.

Ele destacou que o novo Centro de Referência vai contribuir para formação de professores e alunos. “Agora teremos um equipamento completamente dedicado a isto. O local foi completamente reformado e remodelado. Seis meses desde a sua concepção até esta entrega e amanhã já começa a operar', completou.

Sob a responsabilidade da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o objetivo do novo Centro de Referência será receber alunos de toda a Rede Estadual de Ensino para a prática de esportes (de base a alta performance), em diferentes modalidades esportivas, para formação de futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. As salas de aulas também serão ocupadas por oficinas e cursos na área de cultura.

Projeto 

O novo espaço foi viabilizado devido o projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade', que chega assim a sua 15° obra concluída. Criado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da 2ª Vara de Execução Penal da Capital, a iniciativa já tem 10 anos de funcionamento, promovendo ressocialização e economia aos cofres públicos.

Os detentos realizam a obra de reforma e revitalização dos espaços, recebem os salários para desempenhar o trabalho e contam com redução da pena. O projeto prevê ainda desconto de 10% na remuneração de cada detento, para custear a compra de matéria de construção utilizado na reforma das escolas.

“Neste novo espaço aqui teve a participação de 25 detentos. Eles têm a possibilidade de trabalhar, ganham remuneração e a cada dia de trabalhado, tem redução de três dias da pena. Além de contribuir para compra do material. Este é um trabalho conjunto com o Governo do Estado, que vai continuar', afirmou o presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins.

Leonardo Rocha e Natalia Yahn, Comunicação do Governo de MS Fotos: Bruno Rezende

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





























































PUBLICIDADE
PUBLICIDADE