Inédito em MS, transplante de fígado será feito por hospital de Campo Grande

Instituição recebeu autorização do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (22)

| CASSIA MODENA / CAMPO GRANDE NEWS


Sala de cirurgia para transplante, no Hospital do Pênfigo, na Capital (Foto: Divulgação/Assessoria)

O que faltava para Mato Grosso do Sul ter o primeiro centro de transplante de fígado pronto para funcionar foi publicado hoje (22) no Diário Oficial da União. Era esperada uma portaria de autorização do Ministério da Saúde, que saiu.

O local inédito no Estado fica dentro do Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande. Para ser construído e equipado exclusivamente para transplantar, contou com quase R$ 1 milhão em emendas parlamentares.

A assessoria de imprensa da instituição informou que o próximo passo será assinar um contrato com a Prefeitura da Capital. 'Após essa formalização, os procedimento já podem ser realizados', afirmou em nota.

Até então, Mato Grosso do Sul tem locais habilitados somente para transplante de rim, de tecido músculo esquelético (que inclui medula óssea) e de córneas. Pacientes que moram no Estado e conseguem fígado ou pedaço do órgão para transplante – o que também é possível – são encaminhados para fazer a cirurgia em hospital de Sorocaba (SP), que é o mais próximo.

Como já falou o médico cirurgião do centro de transplante de fígado do Pênfigo ao Campo Grande News, Gustavo Rapassi, a principal vantagem de haver uma opção em Mato Grosso do Sul é reduzir desgaste no deslocamento e evitar perdas.

'Hoje, esses pacientes precisam tolerar uma viagem de mais de 1.000 km. Houve situações em que não aguentaram isso e faleceram. Quanto mais próximo, melhor, já que diminuem as chances de haver descompensação', explicou em entrevista dada no fim do ano passado.

Outros Estados - O centro do Hospital do Pênfigo poderá atender pacientes de outros Estados, além de Mato Grosso do Sul.

A fila de espera respeita ordem e critérios do Sistema Nacional de Transplantes e Central Estadual de Transplantes, do SUS.

No Centro-Oeste, há outros centros somente em Goiás e no Distrito Federal. Em todo o Brasil, há dezenas de locais credenciados para transplantar o órgão.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





























































PUBLICIDADE
PUBLICIDADE