Extremos: Cidades de MS registram variação de temperatura entre 9,6ºC e 40,2ºC

A menor temperatura desta segunda-feira (2) foi registrada em Rio Brilhante, enquanto a maior em Pedro Gomes

| MIDIAMAX/VALESCA CONSOLARO


Dia será de tempo quente e seco (Henrique Arakaki, Midiamax)

Nesta segunda-feira (2), Mato Grosso do Sul registrou condições meteorológicas extremas, em meio à onda de calor, somada à passagem de frente fria e baixa umidade relativa do ar. Dados levantados pela Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo de MS) mostram que a variação de temperatura, em um único dia, foi muito grande, entre 9,6°C e 40,2ºC

A menor temperatura do dia foi registrada em Rio Brilhante, com 9,6ºC, enquanto a máxima do mesmo município ficou em 34,7ºC.

Já a maior temperatura do dia foi registrada em Pedro Gomes, com 40,2ºC, onde a mínima ficou em 16ºC.

Em linhas gerais, quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul enfrentam uma variação extrema de temperaturas. Somado a isso, há a ocorrência da baixa umidade do ar predominando.

Alertas de perigo

Mato Grosso do Sul segue sob alerta vermelho de grande perigo para a baixa umidade do ar e onda de calor. Nesta terça-feira (3), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou quatro alertas e, entre os mais severos, está o de umidade do ar abaixo dos 8% e calor de 5 °C acima de média.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.

Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população a redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.

Conforme alertado, o tempo extremamento seco e quente também é predominante em quase todo o país. Os termômetros podem registrar calor de até 40 graus nesta semana em Dourados.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





























































PUBLICIDADE
PUBLICIDADE