Rose e Beto caminham para 2º turno, aponta Ibrape
A prefeita que busca a reeleição tem o segundo maior percentual, 14,1%, enquanto Beto e Rose têm quase o mesmo desempenho, com 9,7% e 9,1%, respectivamente
| ANAHI ZURUTUZA / CAMPO GRANDE NEWS
A segunda rodada da pesquisa Novo Ibrape/Campo Grande News confirma a tendência trazida na primeira consulta: as eleições na Capital devem ir para o segundo turno.
Atualizado com entrevistas feitas entre 30 de agosto e esta quarta-feira (4), o levantamento mostra que a candidata Rose Modesto (União) se mantém na liderança da corrida eleitoral, mas com leve queda nas intenções de voto.
Ela obteve 27,2% da preferência dos entrevistados na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor –, e despontava com 27,8% na consulta anterior.
Beto Pereira (PSDB), Adriane Lopes (PP) e Camila Jara (PT) cresceram. O tucano ganhou dois pontos percentuais em relação à anterior, mantendo-se no segundo lugar com a preferência de 22,6% da amostragem.
No terceiro lugar, aparece a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), que também obteve crescimento – de 1,8% – em relação à pesquisa anterior, atingindo 15,9% das intenções de voto. Camila Jara (PT) fica com a quarta posição e 8,5% – 0,6% a mais que o obtido anteriormente. Veja:
Chama a atenção a quantidade de eleitores ainda indecisos, apesar da queda de 7,1%. Eram 69,3% na pesquisa espontânea divulgada pelo Campo Grande News no dia 22 de agosto e agora são 62,2%.
Na consulta estimulada, Rose também aparece na frente, com 13,1% das intenções de voto, mas fica tecnicamente empatada com Beto Pereira, que obteve 12,7% da preferência dos entrevistados. Adriane aparece com 9% e Camila tem 2,5% neste cenário.
Rejeição e avaliação – A maior rejeição é da candidata do PT, conforme o Novo Ibrape. O instituto aferiu que 16% dos entrevistados não votariam na deputada federal petista “de jeito nenhum'.
A prefeita que busca a reeleição tem o segundo maior percentual, 14,1%, enquanto Beto e Rose têm quase o mesmo desempenho, com 9,7% e 9,1%, respectivamente.
Apesar de ter o segundo maior índice de rejeição, Adriane foi avaliada por 24,9% do eleitorado participante de pesquisa como boa gestora. Obteve ainda avaliação positiva de 57,1% dos entrevistados quando a pesquisa só dá duas opções de classificação: ótima ou ruim. Veja a seguir:
A pesquisa – A pesquisa é a segunda a ser publicada pelo Campo Grande News nestas eleições. Em mais uma parceria com o Novo Ibrape, o maior jornal on-line de Mato Grosso do Sul vai divulgar outras medições de intenção de votos nos candidatos a prefeito de Campo Grande, segundo a última pesquisa programada para sair três dias antes do 1º turno.
A consulta foi realizada na modalidade quantitativa 'face a face', por meio de entrevistas pessoais e domiciliares utilizando um questionário estruturado. De acordo com o Ibrape foram feitas 1 mil entrevistas com eleitores da Capital, com 16 anos ou mais.
O levantamento foi registrada sob o número MS-09755/2024 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem margem de erro de 3,1% e grau de confiança medido em 95%.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!