Escritor Vaner Matos participa do Projeto de Leitura no presídio de Caarapó
| ASSESSORIA/VANER MATOS
O jornalista e escritor Vaner Matos participou nesta quinta-feira (19), de uma roda de conversa com estudantes do Projeto de Leitura Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó.
Por iniciativa da professora Elizete de Sousa, que leciona no Projeto de Leitura para redução de pena – o professor Vaner Matos escritor do livro O Rapto, disponibilizou alguns exemplares de seu livro para que os internos lessem.
A proposta da professora Elizete, era que após a leitura os alunos pudessem debater os temas com o autor. De acordo com a professora foi uma experiência nova e muito produtiva. “Os alunos leram o livro de 186 páginas em apenas uma semana, fizeram os apontamentos e aguardaram ansiosamente para fazer os questionamentos ao escritor”, disse.
O escritor explica que realmente foi uma experiência extraordinária – uma vez que a temática de seu livro aborda a recuperação de dependentes químicos por meio da leitura. “Foi um misto de realidade e ficção. Falo isso, pois, o livro é uma obra literária de ficção que aborda temas reais. Por outro lado, ouvir depoimentos e impressões a respeito da obra, com indagações muito curiosas desses internos, isso me deixou muito feliz”, disse Matos.
O Projeto de Leitura que acontece no presídio de Caarapó é realizado pela Faculdade Fetac – coordenado pela professora Juliana Rubim, desde o ano de 2020, tendo como voluntária a acadêmica do curso de Pedagogia, Elizete de Sousa. Durante todo esse tempo, vários internos realizaram o projeto de Remição pela Leitura, cujo objetivo maior é promover a cultura da leitura.
'Fico imensamente feliz com a participação do professor Vaner, no projeto. Eu, como uma amante da leitura, também tive o prazer de ler o livro Rapto, de autoria do professor Vaner Matos e, realmente é uma leitura muito instigante, que nos coloca no lugar de reflexão sobre a nossa sociedade e as nossas ações em prol do outro. Obrigada professor Vaner por disponibilizar exemplares do seu livro para o projeto e por levar essa reflexão aos internos no sistema prisional de Caarapó' , comentou professora Juliana Rubim.
O livro o rapto, é uma literatura de ficção, que aborda um experimento social – a trama envolve um professor aposentado que raptava andarilhos e dependente químicos, e os levava para um Centro de Recuperação clandestino na tentativa de recuperá-los por meio da leitura. O livro pode ser adquirido pela Amazon.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!