Criado em MS, projeto que incentiva mulheres na ciência é premiado em feira nacional de tecnologia
A iniciativa criada por estudantes de escola pública promove a divulgação científica e a participação de mulheres na ciência
| MIDIAMAX/LETHYCIA ANJOS
Um projeto criado por estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã-Y, em Campo Grande, recebeu uma premiação na Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina), no Paraná. Único representante da região Centro-Oeste, o ‘Conecte Meninas’, visa divulgar a ciência e promover a participação de mulheres no campo científico.
Mariani Lanza Pereira, de 17 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio e sempre esteve envolvida em projetos científicos. Idealizadora do projeto, ela conta que a ideia surgiu ao perceber que, assim como ela, outras estudantes tinham interesse em pesquisa científica, mas não sabiam como encontrar oportunidades.
“No ano passado, participei de projetos como o ‘Astrominas da USP’, assim comecei a me interessar mais pela ciência. Por causa dessas experiências, outras meninas da escola começaram a me perguntar onde poderiam encontrar esses projetos, porque também queriam participar, mas não sabiam como. A partir disso, identifiquei um problema e tive a ideia de criar o ‘Conecte Meninas’ para ajudar a solucionar', explicou Mariani.
O projeto tem como foco divulgar iniciativas que buscam incluir meninas e mulheres no meio científico. Para isso, o grupo de três estudantes – formado por Mariani, Gustavo Ferreira e Gabriel Servim, ambos do 3º ano – criou um site e um perfil nas redes sociais. A iniciativa conta ainda com a supervisão da professora de Biologia, Marcia Rocha Costa.
“Desde março, começamos a pensar em maneiras de auxiliar na divulgação dos projetos. Decidimos que, por estarmos numa era digital, a criação de um site e de um perfil no Instagram seria uma ótima alternativa”, disse.
Assim, o “Conecte Meninas” ganhou forma, o grupo começou a trabalhar na produção do projeto escrito e do site, com a intenção de inscrevê-lo em feiras de ciências em Mato Grosso do Sul. Eles se inscreveram na Fetec (Feira Estadual de Tecnologia, Engenharias e Ciências de MS) e tinham planos de participar da Fecintec, no Instituto Federal. No entanto, decidiram expandir os horizontes e também se inscrever na Fecitec, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e na Febratec, em Brasília.
Em agosto, Mariani recebeu a notícia que o projeto havia se qualificado para a Fecitec. Além disso, o “Conecte Meninas' era o único representante da região Centro-Oeste, o que acrescentou ainda mais importância à participação.
“Saímos de Mato Grosso do Sul em 28/09 e, na última segunda-feira, participamos da feira durante todo o dia. Às 17h, teve início a cerimônia de premiação, com várias categorias. Fomos premiados na categoria ‘Meninas na Ciência’ , que é também o nome de um dos projetos de extensão da universidade. Recebemos uma medalha e livros como prêmio, e fomos muito bem recebidos tanto na cidade quanto na universidade”, relata.
Agora, os próximos passos do projeto é buscar parcerias com a SED (Secretaria de Educação), para divulgar o ‘Conecte Meninas’ em escolas de todo o Estado.
A Fecitec consiste em um projeto de extensão da UFPR, Setor Palotina, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Feira tem como objetivo incentivar o trabalho dos alunos a fim de colocar suas ideias criativas ou inovadoras na prática.
Na edição deste ano, realizada em 30 de setembro, a Fecitec contou com a participação de 329 alunos, que concluíram os seus trabalhos. No total, participaram 38 instituições de ensino da região de Palotina e de outras partes do Brasil, incluindo escolas, institutos federais, clubes de ciências, fundações e centros educacionais.
Os alunos realizaram projetos e experimentos onde abordaram uma variedade de temas, como alimentos e segurança alimentar, robótica, música, biomas brasileiros, sustentabilidade, inovação, inclusão, características da natureza e saúde. De acordo com a UFPR, além do expressivo número de instituições participantes, a 14ª Fecitec também bateu o recorde de professores orientadores, com 78 docentes envolvidos diretamente nos projetos dos alunos.
Confira os perfis do projeto: https://marianilanza0.wixsite.com/conecte-meninas e https://www.instagram.com.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!