PEC que pede fim da jornada de trabalho 6×1 movimenta redes sociais neste domingo
Só no X, o antigo Twitter, o assunto ficou em 1º lugar entre os tópicos mais comentados
| MIDIAMAX/LIANA FEITOSA
A discussão sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que pretende acabar com a jornada de trabalho de 6 dias com 1 de descanso, que entrou em votação na Câmara dos Deputados na última sexta-feira (8), foi um dos temas mais discutidos nas redes sociais neste domingo (10).
Os comentários e publicações sobre o tema começaram a ganhar repercussão ainda no sábado (9), e hoje se intensificaram. Só no X, o antigo Twitter, o assunto ficou em 1º lugar entre os tópicos mais comentados.
A proposta pelo fim do esquema de trabalho 6×1 precisa de 171 assinaturas dos deputados para ser oficialmente protocolada. A autora da PEC, a deputada Érica Hilton (PSOL-SP), conseguiu metade dos apoios exigidos até o momento.
Ela argumenta que a escala 6×1 é desumana. “Isso priva o trabalhador do direito de estar com sua família, cuidar de si, se divertir, buscar um outro emprego ou até mesmo se qualificar para uma vaga melhor. A escala 6×1 é uma prisão, incompatível com a dignidade do trabalhador', afirmou a deputada nas redes sociais.
De acordo com a Constituição e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a carga horária de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias e 44 horas semanais, com possibilidade de compensação de horários e redução da jornada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Milhares de postagens viralizaram nas redes e ganharam a adesão do público, a maioria trabalhadores que apoiam a proposta. Entre as publicações estão depoimentos, piadas e memes, além de opiniões de militantes.
Também é possível encontrar personalidades, famosos e empresários defendendo a pauta, como é o caso de Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, escritora especialista em finanças.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!