Amazon vai testar internet via satélite do Kuiper em Glória de Dourados e Cosmópolis
Projeto quer rivalizar com a Starlink de Elon Musk
| TECNOBLOG
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu uma autorização temporária ao Amazon Kuiper Brasil, braço local do projeto de internet via satélite da gigante do varejo. Com isso, a empresa poderá realizar testes em Cosmópolis (SP) e Glória de Dourados (MS) entre 24 de junho e 21 de setembro de 2025.
Esta não foi a única medida da Anatel em relação ao Projeto Kuiper. O Conselho Diretor da agência também aprovou a prorrogação do prazo para que os satélites da empresa entrem em operação.
Como explica o Tele Síntese, a Amazon precisou da prorrogação diante da necessidade de mais tempo para a movimentação dos satélites já lançados. O processo para chegar à altitude designada leva de um a quatro meses. Segundo a Anatel, 27 satélites foram lançados em 28 de abril de 2025.
Projeto Kuiper está atrasado
O Projeto Kuiper, da Amazon, pretende oferecer serviços de internet por satélite e se firmar como um concorrente da Starlink, de Elon Musk.
Até o momento, a empreitada sofreu com diversos atrasos. Os primeiros 27 satélites deveriam ter sido lançados em 8 de abril de 2025, mas, como já foi mencionado, isso só aconteceu no dia 28 de abril de 2025.
Além de dificuldades para colocar os equipamentos no espaço, a companhia está com problemas para produzir os aparelhos: de acordo com uma reportagem da Bloomberg, o Projeto Kuiper conseguiu fabricar apenas algumas dezenas de dispositivos.
Oficialmente, a Amazon afirma que o cronograma de produção está em dia e que os primeiros clientes serão atendidos ainda em 2025.
O plano é ter 3.236 satélites em operação até 2029, mas a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) quer que metade deles já esteja funcionando em julho de 2026. Para efeito de comparação, a Starlink já tem cerca de 7.000 satélites em órbita.
Com informações do Tele Síntese
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!













