Morre Dona Ceci, guardiã da história e cultura de Furnas do Dionísio

Líder quilombola fundou o Recanto Ceci, conhecido pelo tradicional almoço servido aos turistas

| CLAYTON NEVES / CAMPO GRANDE NEWS


Ceci deixa um legado de acolhimento e amor à terra. (Foto: Reprodução / Facebook)

A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari, se despediu nesta quarta-feira (28)  de Dona Ceci, aos 83 anos. Liderança respeitada e referência de luta, ela morreu após enfrentar um câncer, deixando um vazio profundo, mas também um legado marcado pelo amor à terra e pelo acolhimento.

Dona Ceci foi uma das grandes guardiãs da história de Furnas do Dionísio. Fundadora do Recanto Ceci, ela transformou o espaço em uma importante base de turismo comunitário, conhecida pelas trilhas, cachoeiras e pelo tradicional almoço servido aos visitantes. O recanto se tornou um lugar de encontro, troca de saberes e valorização da cultura quilombola.

Segundo a integrante do Movimento Negro de Campo Grande, Romilda Pizani, Dona Ceci também sempre teve um compromisso profundo com a educação. “O filho primogênito dela, o Osney, foi o primeiro quilombola de Mato Grosso do Sul a ingressar em uma universidade pública. A partir disso, a comunidade passou a ter outro olhar para a educação', relembra.

Hoje, Furnas do Dionísio tem um dos índices de analfabetismo mais baixos entre comunidades quilombolas do Estado, reflexo direto dessa trajetória.

Romilda também destaca o papel social e político exercido por Dona Ceci dentro da comunidade. O companheiro dela, conhecido como Poeira, foi o primeiro presidente da associação local, fortalecendo a organização comunitária. “Ela era muito comunicativa, muito querida. É uma grande perda não só para Furnas, mas para toda a sociedade sul-mato-grossense', afirma.

Em nota, o Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul, lamentou a perda. “Dona Ceci foi uma mulher guerreira que dedicou sua vida à luta pelos direitos e à preservação da cultura quilombola. Sua força e determinação inspiraram gerações', diz o texto.

Nas redes sociais, diversas pessoas lamentaram a perda e relembraram o legado de Ceci. O velório acontece no Recanto Ceci e o sepultamento do Cemitério Furnas do Dionísio, às 15h.

Quilombola fundou o Recanto da Ceci, que servia almoço aos turistas. (Foto: Marcos Maluf)

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





























































PUBLICIDADE
PUBLICIDADE