Projeto que autoriza atuação dos Legendários junto à Defesa Civil é aprovado
Iniciativa prevê que voluntários civis atuem em situações de risco e de calamidades públicas em Campo Grande
| KETLEN GOMES / CAMPO GRANDE NEWS
Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), os vereadores de Campo Grande aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 12.124/2025, que institui o programa GVBS (Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento). A proposta, de autoria do vereador Herculano Borges (Republicanos), segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).
Embora o texto não cite diretamente o grupo, os Legendários Ponte da Pedra acompanharam a votação e participaram da mobilização pela aprovação. O diretor do grupo cristão, Paulo Fernando Barbosa, afirmou que os Legendários já atuam em diversas regiões do país em ações de resgate e apoio humanitário.
“O Legendários é um grupo de homens cristãos que atua em todo o Brasil, com o lema de nunca abandonar a família e de não deixar nenhum amigo para trás. Quando o País enfrentou desastres como no Rio Grande do Sul e, recentemente, em Rio Bonito (PR), os Legendários estiveram lá', disse Paulo.
O projeto cria o programa com o objetivo de organizar e capacitar cidadãos para atuar, de forma voluntária e sem remuneração, em ações de busca, salvamento, prevenção e apoio humanitário em situações de risco, desastres ou calamidades públicas.
De acordo com a proposta, o grupo atuará em conjunto com a Defesa Civil Municipal e poderá incluir organizações da sociedade civil devidamente credenciadas. O programa também prevê o fortalecimento de campanhas educativas e de prevenção, além da promoção de treinamentos e capacitação para os participantes.
Na justificativa, Herculano afirma que o projeto “busca fortalecer a atuação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil por meio do trabalho conjunto e coordenado de voluntários capacitados', o que, segundo ele, contribuirá para “a proteção da população campo-grandense diante de eventos adversos, sejam eles naturais, tecnológicos ou antrópicos'.
O texto ainda cita exemplos de grupos voluntários de busca e salvamento que atuam em outras regiões do país, como a RNBS (Rede Nacional de Brigadas Voluntárias), o GRM (Grupo de Resgate em Montanha) e o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres).
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Enéas Neto, também acompanhou a sessão e elogiou a proposta. “Estou muito surpreso e feliz com a criação do comitê de voluntariado, que vai subsidiar os trabalhos da Defesa Civil', afirmou.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9.9605-4139 e se cadastre gratuitamente!













